domingo, 28 de maio de 2017

O TREINO AO AR LIVRE


No Ocidente, as artes marciais, habitualmente, estão associadas a locais fechados, como se estivessem envolvidas por uma áurea mágica e secreta que tornasse obrigatório o seu exercício nesses locais.

Este conceito é, em parte, devido à sua ampla área técnica, que necessita da imprescindível concentração psicológica tão necessária ao desenvolvimento das artes marciais. De qualquer forma, não devemos desaproveitar as vantagens do exercício marcial ao ar livre:

Luz natural (solar), favorece a síntese da vitamina D na pele.

Melhoria da oxigenação, favorece a resistência.

Melhoria da adaptação ao calor (aumentando a sudação).

Melhoria da adaptação ao frio (estimulando o movimento).

Melhoria da adaptação à altitude (aumentando a ventilação pulmonar, a frequência cardíaca e o transporte de oxigénio às células).

Benefícios psicológicos do exercício ao ar livre.





Hoje, a alta especialização dificulta um contacto contínuo com a Natureza, embora não se deva desperdiçar a oportunidade de ir ao seu encontro, sempre que possível.

O treino ao ar livre, pode ainda servir de pretexto para adquirirmos alguns conhecimentos sobre como sobreviver em situações e meios inusuais, ou para pôr em prática os já anteriormente apreendidos.

O medo é normal, atua como um mecanismo de defesa contra o que é hostil ou desconhecido, devendo ser dominado e orientado para evitar crises de pânico, o que diminui as hipóteses de sobrevivência, mesmo para os tecnicamente melhor preparados.

Quanto à prática simultânea de diversas atividades desportivas, pelo praticante de artes marciais, é óbvio que as mesmas poderão ajudar a complementar a sua preparação física, desde que, não reduzam as capacidades físicas específicas e mentais necessárias à sua prática.

Pode-se, pois, praticar atletismo sobretudo, a corrida e os saltos, desportos coletivos de bola, desportos ao ar livre, natação de costas, entre outros; devendo evitar-se a prática de equitação e de halterofilia.

Nos treinos ao ar livre, há que ter em conta o perigo que a insolação representa, mantendo os cuidados necessários para a evitar.

Sem comentários:

Enviar um comentário