Os caracteres que compõem a palavra Japão, significam “origem do sol”, razão pela qual é ás vezes identificado como a “Terra do sol Nascente”
日出ずる国,
日本
{
Land of the Rising Sun } Terra do sol nascente
日本
{
Japão }
Sempre fiel à sua maneira de ser, Tóquio trouxe o Japão para o século XXI. Hoje é uma cidade grande e moderna, com uma população De cerca de 9 milhões de pessoas. Mas muito do passado permaneceu. As propriedades dos senhores feudais tornaram-se belos jardins públicos. Conjuntos de antigos templos ainda permanecem a noroeste e sudoeste, protegendo a cidade. A atmosfera dos antigos bairros pode ser sentida nas ruas silenciosas e estreitas onde se alinham casas de madeira. E o plano da cidade é muito semelhante ao de 200 anos atrás. As ruas têm como ponto de partida o Palácio Imperial e estendem-se até Ginza, junto a centros comerciais, de diversão e cultura.
Nenhuma outra cidade do mundo oferece idêntica mistura do elegante e do exótico em todos os seus aspetos. Enormes lojas vendem de tudo, desde obras de famosos artesãos japoneses, até peças de todo o mundo, havendo ainda pequenas lojas, por toda a cidade, onde se pode adquirir todos os tipos de objetos encantadores que ainda fazem parte da vida tradicional japonesa.
Para os que gostam de cultura, Tóquio oferece ótimos museus, jardins antigos, teatros e festivais. É raro passar uma semana sem um evento especial que talvez só se repetia de 100 em 100 ou mais anos.
A partir de Tóquio, num percurso de 3 horas de comboio ou de autocarro, podem-se visitar os parques nacionais de Nikko ( norte) e Hakone, com o Monte Fuji e Kamamura, antigo centro cultural.
Desde a tropical ilha de Okinawa , aos agrestes vulcões nevados de Hokkaido, ás grandes florestas que chegam até ao oceano, com praias desertas onde, por vezes, a única companhia são as palmeiras e coqueiros sobranceiros à água.
Também a fauna é bastante original, com alguns animais característicos destas paragens. Toada a diversidade faz do Japão um país com imenso potencial turístico.
Para os japoneses, nas palavras de um grande industrial, o Budo, o teatro Nô e o Kabuki são os alimentos da alma. “Por isso, podemos ser modernos ou ultra-modernos sem perdermos as nossas raízes. Nada no Japão está separado: o sabor suave do Saké (aguardente de arroz), o sabor dos peixes crus (sushi), o respeito que dão às tradições e a veneração que temos pelo nosso imperador, formam um todo.” De facto, a ponte entre o antigo e o novo Japão existirá sempre, e isso deve-se, em particular, às artes marciais e às antigas técnicas de combate adaptadas aos novos tempos.
Todas as grandes empresas japonesas possuem dojo (sala de entretenimento onde os operários japoneses praticam as artes marciais). Mitsubishi esforçou-se por aplicar o espírito dos samurais ao esforço industrial nas suas empresas, tendo-se tornado o maior grupo do Japão e um dos mais poderosos impérios económicos do mundo.
O espírito samurai está de tal maneira impregnado no povo japonês, que permanece de forma subjacente em todas as suas atividades. Os samurais encarnam os segredos do Japão antigo, mas os seus princípios iluminam o Japão de hoje. Para além dos brilhantes feitos das armas e das epopeias é o que constitui, sem dúvida nenhuma, a alma assombrosa e extraordinária de todo um povo.
Sem comentários:
Enviar um comentário