PALAVRA
|
SIGNIFICADO |
AGE
|
Levantar ,Acção de erguer- Cobertura (para o alto)
|
ACHIJI
DACHI
|
Posição
de pernas abertas
|
AGE
- EMPI
|
Golpe
de cotovelo para cima
|
AGE
- SHUTO - UKE
|
Defesa
com o sabre da mão
|
AGE
- TSUKI
|
Soco
para cima com levantamento vertical do punho
|
AGE
- UKE
|
Defesa
alta com o punho fechado de baixo para cima
|
AI
|
Forma
sintetizada de Awasu que significa reunir.
|
AIKIDO
|
Arte
marcial iniciada no princípio do século pelo japonês Morihei
Ueshiba -Técnicas em esquivas,via da harmonização da energia
|
AKI
|
Outono
|
ANTAI
|
Decisão
|
ARIGATO
|
Obrigado
(japonês padrão)
|
ASHI
|
Pernas
- Pés – Relativo ao pé
|
ASHI
- NO - URA
|
Sabre
interno do pé
|
ASHI
- NUKITE
|
Golpe
com as pontas dos dedos do pé
|
ASHI
- WASA
|
Técnicas
com o pé
|
ATE
|
Golpe
|
ATE
- WASA
|
Técnica
de golpes
|
ATEMI
|
Golpear
– Golpes dados sobre os pontos vitais ou débeis com
concentração e força
|
BARAI
|
Varrer
|
BASSAI
|
Penetrar
na fortaleza
|
BU
|
Combatente
|
BUDO
|
Via
do combatente – Via das artes marciais - Via das artes da guerra
|
BUDOKAN
|
Sala
de artes marciais construída em Tóquio em 1962
|
BUGEI
|
Artes
de combate
|
BU-JUTSU
|
Técnicas
de combate com bastão
|
BUNRAKU
|
Teatro
tradicional que usa bonecos
|
BUSHI
|
Classe
dos Samurais
|
BUSHIDO
|
A
via do guerreiro
|
BUTSUZO
|
Estátua
de Buda
|
CHANOYU
|
Cerimónia
do Chá
|
CHI-MEI
|
Golpe
decisivo – Ataque mortal
|
CHOKU
|
Directo
|
CHO-ZUKI
|
Golpe
directo
|
CHU
|
Médio
|
CHUDAN
|
Zona
média do corpo – dos ombros á cintura
|
CHUDAN
- TSUKI
|
Ataque
de murro á zona média do corpo
|
CHUI
|
Arbitragem,
advertência
|
DACHI
|
Posição
|
DAN
|
Nível
– Grau de mestria- Cinto Negro
|
DAN
- TZUKI
|
Golpes
de punho sucessivos a diferentes níveis
|
DANCHI
|
Sistema
habitacional (em geral apartamentos)
|
DO
|
Via, caminho
|
DOJO
|
Local
de estudo da Via – Local de treino – Ginásio
|
EDO
|
Nome
antigo da cidade de Tóquio
|
EMPI
|
Cotovelo, o mesmo que hiji
|
EMPI
- UCHI
|
Golpe
dado com o cotovelo
|
EMPI
- UKE
|
Defesa
com o cotovelo
|
FUMI
|
Esmagar
|
FUMIKOMI
|
Pontapé
de cima para baixo dado com a parte Sokuto – Golpe de pé
esmagador
|
FUSEN-SHO
|
Vencedor
por desistência do outro lutador
|
FUTON
|
Acolchoado
usado para dormir
|
FUYU
|
Inverno
|
GE
|
Baixo
|
GEDAN
|
Zona
baixa do corpo – da cintura para baixo
|
GEDAN
- BARAI
|
Defesa
da zona baixa
|
GEDAN
KEKOMI
|
Pontapé
penetrante para os testículos
|
GEDAN
UKE
|
Parada
baixa para fora
|
GEDAN
-GAMAE
|
Posição
de ataque – como gedan-barai
|
GEDAN
ZUKI
|
Soco
aos testículos
|
GENKAN
|
Hall
de entrada
|
GERI
|
Pontapé
|
GERI
- WAZA
|
Técnica
de pernas
|
GETA
|
Sandálias
de madeira de salto
|
GI
|
Fato
de karate (karategi)
|
GICHIN-FUNAKOSHI
|
Fundador
do karate moderno
|
GO
|
Força
ou Cinto – Go também de numero cinco
|
GO
- NO - SEN
|
Contra
ataque sobre iniciativa do adversário
|
GOCHISO-SAMA
DESHITA
|
Diz-se
após a refeição para expressar gratidão
|
GOHON
- KUMITE
|
Exercício
c/parceiro com quíntuplo ataque
|
GYAKU
|
Contrário, inverso
|
GYAKU
- TSUKI
|
Murro
dado com o punho contrário á perna da frente
|
HACHIMAKI
|
Pano
branco de algodão colocado na testa, sinal de determinação e
impedindo o suor nos olhos
|
HAISHU
|
Reverso
da mão
|
HAISOKU
|
Peito
do pé
|
HAITO
|
Sabre
de polegar
|
HAITO
- UCHI
|
Golpe
dado com a mão atravessada do lado Polegar
|
HAJIME
|
Começar qualquer sequência seja em
combate livre ou kata
|
HANAMI
|
Apreciação
das flores
|
HANMI
|
Rotação
de 45º das ancas
|
HANSOKU
- GASHI
|
Vencedor
por desclassificação do adversário
|
HANSOKU
- MAKE
|
Perda
por violação das regras
|
HANSOKU-MAKE
|
Perdido
por infracção ás regras
|
HANTEI
|
Avaliação
– Juízo – Julgamento
|
HANTEI
- GASHI
|
Vencedor
por decisão
|
HARA
|
Ventre, abdomem
|
HARU
|
Primavera
|
HASAMI
|
Tesoura
|
HASAMI
- TSUKI
|
Golpe
de punho duplo em tesoura
|
HASHI
|
Pauzinhos
usados para comer
|
HATCHI
|
Oito
|
HEIAN
- 1 a 5
|
Cinco
katas básicos
|
HEIKO
|
Paralelo
|
HEN
- O
|
Reflexo
|
HIDARI
|
Esquerda
|
HIKITE
|
Retirada
da mão para trás enquanto a outra avança-punho ou shuto
|
HIKIWAKE
|
Empatado
|
HINAMATSURI
|
Festival
das bonecas (3 de Março)
|
HIRAGANA
|
Alfabeto
de 46 letras usadas para escrever palavras que não podem ser
escritas em kanji
|
HIRATE
|
Mão
aberta
|
HIRATE
- UCHI
|
Ataque
com a mão aberta (Bofetada)
|
HIRIMI
|
Ir
ao encontro de
|
HIZA
|
Joelho
|
HIZA
- UKE
|
Defesa
efectuada com o joelho (zona da rótula)
|
HIZA
- GERI
|
Golpe
dado com o joelho (zona da rótula)
|
HON
|
Fundamental
|
HOSSU
|
Bastão
com um feixe de crina de cavalo utilizado pelos mestres zen
|
IKEBANA
|
Arranjo
floral
|
IKEBANA
ITADAKIMASU
|
Diz-se
antes da refeição para expressar gratidão
|
IPPON
|
Ponto
decisivo em competição
|
IPPON
- GASHI
|
Vencedor
por Ippon
|
IPPON
- KUMITE
|
Exercicio com parceiro com um ataque e um defesa
|
IRIMI
|
Antecipação ao ataque-movimento de entrada no circulo do adversário
|
ITAMIWAKE
|
Empatado
por acidente não causado por qualquer dos lutadores
|
JIKAN
|
Tempo
– Interromper a contagem
|
JITSU (JUTSU)
|
Técnica
|
JIYU
- KUMITE
|
Combate Livre-exercicios controlados com parceiro cujas formas são livres
|
JIYU-IPPON-KUMITE
|
Combate Semi-Livre com parceiro só com um ataque
|
JO
|
Alto
ou ao Lugar
|
JODAN
|
Zona
Alta do corpo – Zona superior – Pescoço, cabeça, cara
|
JODAN
- TSUKI
|
Murro
dirigido ao nível alto do corpo
|
JOSEKI
|
Lugar
de honra
|
JU
|
Leveza
ou numero dez
|
JUDO
|
Arte
marcial de auto defesa sem uso de armas
|
JUJI
- UKE
|
Defesa
em cruz - Bloqueio
|
JUKU
|
Escola
particular frequentada pelos alunos fora do período normal de
aulas
|
JYOGAI
|
Saída
dos limites da zona de competição aquando dos combates
|
KABUKI
|
Forma
teatral tradicional desenvolvida no século XVII
|
KAGI
- TSUKI
|
Murro
de gancho
|
KAITE
|
Voltar
|
KAKATO
|
Calcanhar
|
KAKATO
- GERI
|
Pontapé
dado com o calcanhar
|
KAKE
|
Engalfinhar
– Prender, enganchar (sem agarrar)
|
KAKE
- DACHI
|
Posição
agachada
|
KAKE
- UKE
|
Blocagem
prendendo
|
KAKE
- WAZA
|
Técnicas
de prender o membro do adversário
|
KAKI
DAMESHI
|
Pôr
á prova as habilidades e perícia de um praticante de Artes
Marciais (Okinawa, antes 2ªG.M.)
|
KAMAE
|
Em
Guarda, posição de defesa
|
KAMAETE
|
Voz
de comando para tomar a posição
|
KAMI
|
Força
espiritual praticada na religião xintoísta
|
KANJI
|
Caracteres
chineses
|
KANKU
|
Olhando
para o céu
|
KANSETSU
|
Articulação
|
KANSETSU
- GERI
|
Pontapé
dado c/ a sola do pé
|
KANSETSU
- WASA
|
Técnicas
de luxação
|
KARA
|
Sem
efeito – Vazio
|
KARATE
|
Arte
Marcial de auto defesa sem o uso de armas – disciplina de vida,
do corpo e espírito
|
KARATECA
|
Praticante
de karate – Lutador de karate
|
KARATÉGI
|
É
o nome do fato do karateca – chama-se igualmente keikogi
|
KARATEJI
|
Fato
do karateca
|
KATA
|
Sequência
de tácticas predeterminadas
|
KATAKANA
|
Alfabeto
de 46 letras usadas similarmente ao tipo itálico
|
KATANA
|
Sabre
|
KAWASHI
|
Esquiva
|
KEAGE
|
Curto
|
KEIKO
|
Treinamento
|
KEKKO
|
Belo
|
KEKOMI
|
Penetrante
–movimento em profundidade
|
KEMPO
|
Boxe
chinês
|
KEN
|
Punho
|
KEN
JUTSU
|
A
esgrima, constitui o treino básico do Samurai
|
KENDO
|
Arte
marcial, na qual os combatentes protegidos com máscaras, esgrimam
com espadas de bambu
|
KENTOS
|
Articulações
do metacarpo dos dedos indicador e médio
|
KI
|
Espirito, energia, força vital
|
KIAI
|
É
o grito gutural que facilita a expiração, verdadeira explosão
de energia num só ponto
|
KIBA
- DACHI
|
Posição
de cavaleiro - Lateral
|
KIHON
|
Escola
básica - Ensino básico - Treino de base ( Hon-Fundamental )
|
KIHON
- KUMITE
|
Treino
de combate fundamental
|
KIHON-IPPON-KUMITE
|
Luta
básica de parceiros na escola
|
KIME
|
Ponto
de incandescência, a faculdade de dar o máximo de si, física e
mentalmente
|
KIMONO
|
Traje
tradicional usado em volta do corpo e amarrado com uma faixa
|
KIN-GERI
|
Pontapé
p/ a frente dado c/peito do pé, normalmente aos testículos
|
KINTEKI
|
Testículos
|
KIRITSU
|
Levantar
– pôr de pé
|
KISAMI
- TSUKI
|
Golpe
sem kime para preparar ataque
|
KO
|
Pequeno
– para trás
|
KODAKAN
|
Escola
para o estudo da via, centro de estudo do Judo, criado por Jigoro
Kano (1882) em Tóquio
|
KODOMO-NO-HI
|
Dia
das crianças, festejado em 5 de Maio
|
KOGEKI
|
Ataque
Real
|
KOKEN
|
Articulação
da pulso - Lado da mão
|
KOKEN-UCHI
|
Golpe
seco com rotação do pulso
|
KOKEN-UKE
|
Defesa
com rotação do pulso
|
KOKESHI
|
Boneca
de madeira sem os membros e com as feições pintadas
|
KOKORO
|
É
o coração, espirito, a alma de pessoa ou coisa
|
KOKUTSU
- DACHI
|
Posição
p/ trás – Recuo
|
KOMI
|
Dentro
|
KOSHI
|
Dente
de tigre
|
KOTATSU
|
Mesa
com sistema de aquecimento na parte inferior
|
KOTE
|
Pulso
|
KOTO
|
Instrumento
comprido de 13 cordas que é tocado no chão com o instrumentista
de joelhos
|
KUATSU
|
Técnicas
de reanimação (ou Kwappo)
|
KUBI
|
Pescoço
|
KUMADE
|
Pata
de urso
|
KUMI
|
Encontro
|
KUMITE
|
Treino
c/ parceiro - Combate
|
KUNG-FU
|
Método
Chinês de combate procurando estabelecer uma harmonia entre o
corpo e o espírito
|
KUTSU
|
Costura
|
KYU
|
É
o grau de valor correspondente aos cintos de cor (até ao cinto castanho)
|
KUZUSHI
|
Desiquilibrio
|
KYUSHO
|
Pontos
vitais ou sensíveis do corpo humano
|
MA
ou MAAI
|
Distância correta(espaço entre dois oponentes em combate)
|
MAE
|
Para
a frente
|
MAE-GERI
|
Pontapé
para a frente
|
MAE-TOBI-GERI
|
Pontapé
para a frente em salto
|
MAITTA
|
Desisto
|
MAKI
|
Enrolar
|
MAKIWARA
|
Poste
flexível de madeira com corda, para treino de impactos
|
MANABU
|
Aprender
copiando – Método de aprendizagem dos movimentos imitando o
instrutor
|
MANGA
|
História
em quadrinhos
|
MATE
|
Suspender
|
MATSU
|
Pinheiro
|
MAWASHI
|
Semicírculo
– Circular – Em redondo
|
MAWASHI-GERI
|
Pontapé
em semicírculo
|
MAWASHI-TSUKI
|
Murro
em semicírculo
|
MAWASHI-UKE
|
Defesa
em cruz – Bloqueio
|
MAWATTE
|
Voltar,
dar a volta, girando em círculo para o lado oposto
|
MEIKYO
|
Do
espelho claro”, no qual o espirito deve reflectir a consciência
do adversário
|
MI
|
Gordo
|
MIGI
|
Lado
Direito
|
MIKATSUKI-GERI
|
Ataque
com a sola do pé em círculo
|
MIKATSUKI-GERI-UKE
|
Pontapé
circular em meia-lua, de baixo para cima e para dentro, com a sola
do pé em defesa
|
MIKOSHI
|
Templo
portátil
|
MISO
|
Massa
de soja
|
MIZU-NO-KOKORO
|
Coração
como a água. Expressão que indica a perfeita calma do espírito
|
MOKUSO
|
Postura
de repouso e meditação. Concentração
|
MOROTE
|
Duas
mãos
|
MOROTE-TSUKI
|
Murro
duplo simultâneo c/os dois punhos
|
MOROTE-UKE
|
Defesa
c/reforço da articulação do cotovelo
|
MUSUBI
DACHI
|
Posição
formal de atenção, pés abertos, calcanhares unidos
|
NAGASHI-UKE
|
Defesa
com a palma da mão em varrimento
|
NAGE
|
Projectar
|
NAGE-WASA
|
Técnica
de atirar ao chão, de projecção
|
NAMI
- ASHI
|
Blocagem
ascendente com o pé e para dentro
|
NAOTTE
|
Posição
de base descontraída
|
NATSU
|
Verão
|
NEKO
|
Gato
|
NEKOASHI-DACHI
|
Posição
do pé do gato – Posição do gato que salta
|
NE-WASA
|
Técnica
aplicada com o cotovelo
|
NI
|
Dois
|
NIDAN
- GERI
|
Golpe
directo com os dois pés e sem salto
|
NO
|
Teatro
tradicional surgido no século XIV
|
NORI
|
Alga
marinha seca
|
NUKITE
|
Lançamento
da mão – Golpe com a ponta dedos
|
O
|
Grande
|
OBI
|
Cinto
– faixa usada com o quimono
|
O-BON
|
Feriado
budista comemorado em meados de Agosto em homenagem aos familiares
já falecidos
|
O-CHA
|
Chá
verde
|
O-FURO
|
Banho,
banheiro
|
OI-TSUKI
|
Murro
c/punho direito – perna direita á frente
|
OOKINI
|
Obrigado
em dialecto de Kyoto
|
OQUINAVA
|
Ilha
do arquipélago das Ryu-Kyu no Pacífico a 1.200 Km do Japão e
onde nasceu o Karate
|
ORIGAMI
|
Dobrar
papéis coloridos e quadrados em formas diferentes
|
OSAE
ou SASAE
|
Ter, imobilização
|
O-SHOGATSU
|
Feriado
de Ano Novo
|
OSS
|
Frase
com que se saúda em karate – Obrigado – Olá – Adeus
|
OTOKODATE
|
Homem
viril, espírito cavalheiresco, de forte carácter, que defende os
débeis e os oprimidos
|
OTOSHI
|
Movimento de cima para baixo
|
REI
|
Salve
– Cumprimento – Saudação – Inclinar
|
REN
|
Vários
|
RENGERI
|
Duplo
pontapé
|
RENTSUKI
|
Duplo
murro
|
RI
|
Moral
|
RIKEN-UCHI
|
Golpe
com as costas do punho
|
Ritsu rei
|
Saudação
de pé
|
RYU
|
Escola
|
SABAKI
|
Esquivar
|
SAKURA
|
Cerejeira,
flores de cerejeira
|
SAMURAIS
|
Guerreiros
Japoneses da idade média, a soldo de um senhor feudal, marcam a
evolução do Karate
|
SAN
|
Três
|
SANBON-KUMITE
|
Treino
com parceiro- triplo ataque/defesa/Contra Ataque
|
SASBON-RENTSUKI
|
Triplo
golpe 1 vez jodan 2 vezes chudan
|
SASHIMI
|
Peixe
cru em fatias finas
|
SATORI
|
Despertar
espiritual
|
SEIKEN
|
A
parte da frente do punho fechado
|
SEIKEN-CHOKU-TSUKI
|
Murro
em linha recta c/frente punho fechado
|
SEIZA
|
Sentar na posição de joelhos
|
SEMPAI
|
Aluno mais graduado, mais antigo
|
SEN
|
Iniciativa
|
SEN-NO--SEN
|
Estado
permanente de intuição e alerta – Antecipação
|
SENSEI
|
Mestre
– Instrutor-Professor
|
SENSEI-NI-REI
|
Saudação ao Professor
|
SEPPUKU
|
Suicídio
ritual dos samurais – Haraquiri
|
SHAKUHACHI
|
Flauta
de bambu tocada como uma flauta de ponta
|
SHAMISEN
|
Instrumento
de três cordas tocado na posição do violão e com um plectro
|
SHIAI
|
Combate
– Competição
|
SHIAI-JO
|
Campo
de luta – Local de competição
|
SHICHI-GO-SAN
|
Festival
realizado em 15 de Novembro para as crianças com 3, 5 e 7 anos
|
SHIHAN
|
Mestre
de Grau elevado
|
SHIKKAKU
|
Desqualificado
|
SHIME
- WAZA
|
Técnicas
de estrangulamento
|
SHIN
|
Espírito
|
SHINKANSEN
|
Comboio
de grande velocidade
|
SHINKO-KATA
|
Kata
superior de karate
|
SHISEI
|
Posição, postura
|
SHOBU
|
Combate
oficial
|
SHOTEI
|
Raiz
da mão ou nós dos dedos
|
SHOTEI-UCHI
|
Golpe
de ataque com os nós dos dedos
|
SHOTEI-UKE
|
Defesa
com os nós dos dedos
|
SHOTOKAN
|
É
o estilo de Karate mais difundido pelo mundo. Sensei Funakoshi foi
o seu criador
|
SHOYU
|
Molho
de soja
|
SHUTO
|
Lado
da mão ou sabre da mão
|
SHUTO-UCHI
|
Ataque
com o sabre da mão
|
SHUTO-UKE
|
Defesa
com o sabre da mão
|
SOBA
|
Macarrão
feito com farinha de soja trigo - sarraceno
|
SOCHIN
|
So
– Violência / Chin – Calma
|
SOKUTO
|
Sabre
do pé
|
SORE-MADE
|
Acabou
a luta
|
SOTO
|
Exterior
|
SOTO-UKE
|
Defesa
com o lado de fora do antebraço
|
SUMO
|
Luta tradicional Japonesa
|
SUNE
|
Tíbia
|
SUSHI
|
Bolo
de arroz envinagrado com peixe cru por cima
|
SUTEMI
|
Tecnica de sacrificio em que o executante se deixa cair para projectar o adversário
|
SWIWARI
|
Testes
de quebra
|
TABI
|
Meias
(espécie de chinelos) utilizados em casa, seguros ao pé por um
fio entre os dedos
|
TAI
|
Corpo
|
TAI
- SO
|
Ginástica
|
TAIKYOKU
1 a 3
|
Três
katas de preparação
|
TAI-SABAKI
|
Movimento
das pernas e ancas – Rotação do corpo provocado pelo
afastamento dos pés – Esquiva
|
TAKE
|
Bambu
|
Tameshiwari
|
Torneio
de golpes
|
TANABATA
|
Festival
da Estrela comemorado em 7 de Julho
|
TANTO
|
Faca,punhal
|
TATAMI
|
Tapete japonês – Zona acolchoada de exercício – Cobertura para o soalho
feito de junco tecido
|
TATE
|
Vertical
|
TE
|
Mão
|
TEISHO
|
Base
da palma da mão
|
TEKKI
1 a 3
|
Três
katas avançados
|
TEMPURA
|
Vegetais
e frutos do mar envolvidos ligeiramente numa mistura de farinha,
ovos e fritos em óleo
|
TETTSUI
|
Ataque
com o punho lateral fechado
|
TOBI
|
Saltar
– Salto
|
TOBI
- GERI
|
Golpe
de pé em salto
|
TOBIKONDE
|
Duplo
passo
|
TOFU
|
Coalho
de feijão de soja
|
TORI
|
Aquele
que age – Atacante – O que desencadeia a acção
|
TSUI
|
Martelo
|
TSUKI
|
Murro
– Esmurrar – Soco directo
|
TSUKI-WAZA
|
Técnica
do murro
|
TSURU
|
Garça
|
TSUYU
|
Estação
das chuvas (início de Junho a meados de Julho)
|
UCHI
|
Ataque
|
UCHI
(UDE)-UKE
|
Defesa
com o lado de dentro do antebraço
|
UCHI-WAZA
|
Técnica
do golpe
|
UDE
|
Antebraço
|
UDON
|
Macarrão
feito de farinha de trigo
|
UKE
|
Defesa
ou quem defende
|
UKEMI
|
Quedas, enrolamentos (Técnicas de quedas)
|
UKE-WAZA
|
Técnica
de defesa
|
UKI
|
Aquele
que sofre
|
UKIYOE
|
Xilogravuras
populares nos séculos XVII a XIX
|
URA
|
Oposto
– Contrário
|
URAKEN
ou RIKEN
|
Costas
do punho
|
URA-KEN-UCHI
|
Ataque
c/ as costas do punho utilizando kentos
|
URA-TSUKI
|
Murro
invertido utilizado na luta corpo a corpo
|
USHIRO
|
Para
trás – Atrás de
|
USHIRO-GERI
|
Pontapé
para trás
|
WADAIKO
|
Grandes
tambores tocados nos festivais
|
WAHI
|
Papel
feito á mão
|
wazaari
|
Valor
|
wazaari-AWAZETE-IPPON
|
Dois
valores fazem um ponto
|
WU
WEI
|
Deixar
fazer, agir sem intervir, sem resistir – não resistência
|
YAKITORI
|
Pedaços
de frango no espeto
|
YAMA
|
Montanha
|
YAMA
- TSUKI
|
Golpe
de punho duplo a dois níveis
|
Yame
|
Fim
- Alto – Parar - Terminar
|
YASSME
|
Voltar á posição de sentido-descontrair
|
YOI
|
Ordem de Atenção
– Preparados
|
YOKO
|
Para
o lado, lateral
|
YOKO-GERI
|
Pontapé
para o lado
|
YOKO-GERI-KEAGE
|
Pontapé
para o lado e curto
|
YOKO-GERI-KEKOMI
|
Pontapé
para o lado e longo em profundidade
|
YOKO-TOBI-GERI
|
Pontapé
para o lado efectuado em salto
|
YUKATA
|
Quimono
de algodão leve usado no verão
|
YUSEI-GACHI
|
Ganho
por superioridade
|
ZABUTON
|
Almofada
quadrada usada como assento
|
ZAZEN
|
Meditação
sentada
|
ZEN
|
É
a religião da não religião, uma filosofia de vida, paz interior
que procuram os seus praticantes
|
Zenkutsu-Dachi
|
Posição
para a frente
|
ZORI
|
Sandálias
de palha, algodão ou couro, entrelaçado, seguras ao pé por uma
correia entre os dedos
|
Sem comentários:
Enviar um comentário