terça-feira, 11 de julho de 2017

ARMAS DO ANTIGO ORIENTE - O NAGUINATA


Hoshin-ryu é a escola de Naguinata, criada no século XIX, cuja finalidade era
ajudar os praticantes a atingirem uma inteligência perfeita.

Naguinata é uma espécie de alabarda – um cabo de madeira com um comprimento de 2 a 3m, tendo numa das extremidades uma ponta de ferro encurvada, de um só fio (lado convexo), podendo medir de 30cm a 1m de comprimento. 


O naguinata-jutsu é a técnica do gadanho marcial, foi utilizado no Japão de uma forma corrente a partir do século XV, pelos famosos monges guerreiros, os yama bushi (guerreiros da montanha), monges budistas que viviam nas encostas do monte Hiei. Era a arma preferida das mulheres dos samurais que a utilizavam com grande eficácia sempre que precisavam de defender o lar , Também era usada pelos guerreiros a pé (Zusa) para combaterem os cavaleiros e matar os cavalos destes.


 Os monges guerreiros organizavam-se em ordens militares, como os Templários no Ocidente, para assegurar a proteção dos santuários contra as investidas dos foras-da-lei.

Os yama bushi eram combatentes temíveis e, por causa disso, os mosteiros conquistaram no Japão um lugar cimeiro nos circuitos mais reputados das artes marciais.

Não foram poucos os samurais que aí se dirigiram para se instruírem e aperfeiçoarem. Os yama bushi especializaram-se particularmente no manejo do gadanho marcial.


O famoso monge Benkei, companheiro do herói mais popular da história do Japão, Yoshisutne, tornou-se uma lenda empunhando um naginata.

Outro monge do século XII, Tajima, “o cortador de flechas”, conseguiu atravessar, ileso, uma ponte, debaixo de uma chuva de flechas, ceifando-as com o seu naginata. Depois de tal feito, esta arma passou a ser usada pelas várias castas de samurais.

Com a aparição das armas de fogo, o naginata jutsu começou a ser posto de lado, mas conservou um lugar de eleição nos domicílios dos aristocratas. No Japão, continua a ser a arte marcial preferida pelo sexo feminino.


Sem comentários:

Enviar um comentário