Hoshin-ryu é a escola de Naguinata, criada no século XIX, cuja finalidade era
ajudar os praticantes a atingirem uma inteligência perfeita.
Naguinata é uma espécie de alabarda – um cabo de madeira com um comprimento de 2 a 3m, tendo numa das extremidades uma ponta de ferro encurvada, de um só fio (lado convexo), podendo medir de 30cm a 1m de comprimento.
Os yama bushi eram combatentes temíveis e, por causa disso, os mosteiros conquistaram no Japão um lugar cimeiro nos circuitos mais reputados das artes marciais.
Não foram poucos os samurais que aí se dirigiram para se instruírem e aperfeiçoarem. Os yama bushi especializaram-se particularmente no manejo do gadanho marcial.
Outro monge do século XII, Tajima, “o cortador de flechas”, conseguiu atravessar, ileso, uma ponte, debaixo de uma chuva de flechas, ceifando-as com o seu naginata. Depois de tal feito, esta arma passou a ser usada pelas várias castas de samurais.
Com a aparição das armas de fogo, o naginata jutsu começou a ser posto de lado, mas conservou um lugar de eleição nos domicílios dos aristocratas. No Japão, continua a ser a arte marcial preferida pelo sexo feminino.
Sem comentários:
Enviar um comentário