sábado, 8 de julho de 2017

ARMAS DO ANTIGO ORIENTE - 2


O Chigiriki, arma constituída por um bastão de madeira com uma corrente de
ferro presa numa das suas extremidades e na extremidade desta, um peso de ferro. Era utilizado, antigamente, pelos habitantes japoneses das zonas rurais, para desarmarem os guerreiros ou os bandidos armados com sabres.


O Nunchaku, também conhecido como So-setsu-Kon, é uma arma da qual fazem parte duas pequenas barras de madeira com 26 a 35 cm de comprimento cada, unidas por uma corda ou corrente.
Eram utilizados na agricultura, servindo para bater a palha de arroz, separando-a do grão por meio de batimentos sucessivos.
Os agricultores de Okinawa fizeram deste instrumento de trabalho uma arma temível, tendo elaborado numerosas técnicas relativas ao seu manejo.
Quando destinada à defesa pessoal, por vezes, é de aço.
Esta arma talvez seja a que mais se popularizou no Ocidente, reflexo da sua utilização em vários filmes de artes marciais.


O Sai, espécie de bastão curto em ferro, com o comprimento do antebraço do seu utilizador é provido de dois ganchos grandes junto ao punho.
Era uma das formas antigas de defesa dos agricultores de Okinawa contra os sabres dos samurais e dos bandidos, depois, na época de Edo (1603-1868), da  polícia xogunal.Sai-jutsu é a arte do seu manejo, sendo que a parte principal do sai, pode afiar-se para servir de arma perfurante.
Os treinos com os sai fortalecem consideravelmente os pulsos e desenvolvem a coordenação conjunta, independente de ambas as lateralidades, forçando os seus praticantes a execuções conjuntas e diferenciadas em movimentos de ataque e defesa.
Quando o sai tem um só gancho, chama-se Jitte ou Jutte.
Os vários movimentos e técnicas com sai são aplicados, por exemplo, nos kata Akamine no Sai e Shiara no Sai Shodan.






Shinai, sabre composto por quatro lâminas de bambu polido, com punho (tsuka), guarda (Tsuba) de couro e uma ponteira (sakigawa), utiliza-se no kendo.
Diz-se que está revestido do espírito do sabre e que se deve respeitar como tal.
O shinai varia de acordo com a idade do combatente: dos 13 aos 15 anos, pode medir 112 cm e pesar entre 375 e 450 gr; dos 16 aos 18 anos, 115 cm com 450 a 485 gr e para maiores de 19 anos, 118 cm com o peso de 500 gr, aproximadamente.


O Keibo é um bastão pequeno, redondo, de madeira ou de ferro (Kanabo).  É utilizado pela polícia japonesa e o Han-bo (meio pau), bastão pequeno, é uma das armas utilizadas pelos ninja. YagyuKeibo foi um dos mestres da arte do Keibo.
A Tonfa, bastão ou tábua estreita, de madeira rija, com 45 a 60 cm de comprimento e com punhos fixados perpendicularmente, à distância de três quartos do seu comprimento, o que permite segurá-la com bastante firmeza.
Era utilizada pelos agricultores de Okinawa para triturar as sementes de soja e descascar o arroz. Quando atacados, utilizavam-na como proteção, mas também, como arma de ataque, fazendo-a girar à volta do punho. Podiam ser simultaneamente utilizadas duas tonfas.

O Kama, ferramenta usada antigamente para cortar a palha do arroz, era utilizado pelos camponeses de Okinawa para se defenderem dos bandidos que abundavam nessa época bem como dos samurais.

Kusari-kama é o nome dado à mesma arma, à qual foi acrescentada uma corrente, para a defesa contra os ataques com sabres. Constitui uma ótima defesa contra o Bo, sabre ou qualquer outra arma.

O Jitte ou Jutte é uma espécie de Sai só com um gancho.


Kaiken era um pequeno punhal transportado com frequência pelas mulheres dos guerreiros (Bushi) que podiam dissimulá-lo facilmente entre as pregas do seu kimono. Servia-lhes para se defenderem e, em casos extremos, suicidarem-se, cortando a garganta.

Yari é o nome dado a todo o tipo de lanças ou alabardas. As lanças mais vulgares tinham um comprimento aproximado de 4 m, com uma ponta em ferro de dois gumes. So-jutsu é o conjunto das técnicas do manejo da lança.







Sem comentários:

Enviar um comentário