domingo, 21 de junho de 2020

CURIOSIDADES SOBRE O JAPÃO



Os bonsais, calçado, sushi, o chá, as artes marciais, entre outros, torna a cultura japonesa extremamente fascinante e é baseada, principalmente, no respeito ao próximo. Aqui ficam algumas curiosidades sobre o Japão e sua cultura.



1.Encostar a mão noutra pessoa é considerado contato íntimo
Na cultura do Japão, contato físico, em geral, não é normal como no ocidente.  Por isso, dar as mãos, no Japão, é um ato considerado íntimo e, quando feito em público (especialmente entre uma mulher e um homem), pode ser bastante ofensivo para pessoas mais conservadoras.
2.No Japão não se dá o dinheiro na mão do empregado da caixa
No momento de pagar, no Japão, o dinheiro não é entregue diretamente nas mãos do empregado, mas numa bandeja. Isso é feito para manter a higiene e, também, para evitar a possibilidade de haver contato físico.
3.Na cultura japonesa conservadora as tatuagens não são aceites
No Japão, em geral, as tatuagens são malvistas, pois, tradicionalmente, elas eram muito utilizadas por pessoas conectadas a grupos criminosos ou pela máfia japonesa. Esse fato acabou por estigmatizar a tatuagem e, até hoje, japoneses mais conservadores vêem pessoas tatuadas com desagrado.

4.No Japão ninguém atravessa uma rua fora da passadeira para peões ou com o semáforo vermelho
Na cultura do Japão é costume não atravessar a rua fora da passadeira de peões  nem quando o semáforo está vermelho. Por causa disso, é muito comum ver pessoas paradas, à espera que o semáforo fique verde, para atravessar uma rua, muitas vezes, deserta.
5.Os japoneses têm muito cuidado quando estão constipados
É comum, para um japonês, usar máscara cirúrgica quando está constipado,  além de espirrar na dobra do cotovelo, em vez de espirrar nas mãos. Ambas atitudes são tomadas para evitar transmitir a gripe a alguém próximo.
6.A taxa de alfabetização da população japonesa é de quase 100%
A educação é muito valorizada na cultura japonesa e, por isso, não é por acaso que o Japão é um dos países com um dos maiores índices de alfabetização do mundo, com uma média de 99%.

7.Tirar os sapatos quando se entra em casa
Além prezarem muito o respeito, os japoneses prezam muito a higiene. Por essa razão, em todas as casas ou apartamentos, há uma área denominada genkan, para que deixem os sapatos que usam na rua e coloquem pantufas ou chinelos, que serão usados apenas dentro da casa.
Quando vão á casa de banho, também há mudanças, trocam as pantufas por um sapato especial, utilizado apenas na casa de banho, para evitar possíveis contaminações.

8.O Japão tem a maior expectativa de vida do mundo
A expectativa de vida do Japão é em média, 86 anos.
Além disso, o Japão é um dos países com a maior população idosa do mundo, graças à baixa taxa de natalidade, somada à excelente qualidade de vida disponível no país.
Estas curiosidades sobre o Japão são apenas uma pequena amostra sobre o quanto a cultura japonesa é fascinante e tem muito a oferecer às pessoas que a estudam ou visitam.




Sem comentários:

Enviar um comentário