quinta-feira, 11 de junho de 2020

PESCA TRADICIONAL JAPONESA COM BIJUAS



A técnica milenar japonesa de pesca, chamada ukai tem mais de 1.300 anos de história e usa aves biguá. 

O método de pesca ukai foi descrito pela primeira vez no Kojiki, uma coleção de crónicas do Japão considerado como o livro mais antigo do país (712 D.C.).

Assistir a este tipo de pesca foi um dos principais passatempos da aristocracia japonesa entre os séculos VIII e XIX. Até mesmo os Imperadores davam importância para esta atividade. 


Durante o período Edo, Oda Nobugana patrocinou o ukai após a reunificação do país. Além disso, Tokugawa Ieyasu continuou incentivando a técnica. 

Entre as grandes personalidades que já apreciaram assistir a este tipo de pesca está o ator, diretor e roteirista britânico Charles Chaplin que a descreveu como a forma de arte mais elevada do Japão. 

Atualmente, apenas dois pescadores nomeados pela Agência da Casa Imperial do Japão podem ficar no ubune, o barco tradicional deste tipo de pesca. 


O pescador principal tem uma posição hereditária. Na região de Gifu, utilizam as roupas dos seus ancestrais, uma espécie de saia de palha, kimono escuro de algodão e eboshi, um chapéu tradicional. 

Os biguás são treinados e mergulham cerca de um metro de profundidade para pescar os peixes (embora sejam capazes de mergulhar em maiores profundidades). 

As aves ficam com uma corda enlaçada no pescoço para impedi-los de engolir o peixe. Porém, a relação entre os humanos e as aves sempre foi amistosa e recebem as suas devidas recompensas após a pescaria. 


Após a restauração Meiji tornou-se uma atividade controlada pela Agência da Casa Imperial do Japão e atualmente só pode ser vista em 13 locais do Japão. 

Os principais locais são o rio Nagawagawa em Gifu (11 de maio e 15 de outubro), rio Hozu em Arashiyama, Kyoto, (1° de julho e 23 de setembro) e rio Uji em Uji, de julho a setembro. É realizada somente durante o período noturno. 


Além disso, devido à importância cultural, a cidade de Gifu entrou com um pedido na UNESCO para torná-la Patrimônio Cultural da Humanidade. 

As aves são criadas e tratadas praticamente como um membro da família. Normalmente, vivem dentro das casas dos pescadores. 


A expectativa de vida desses animais varia entre 15 e 20 anos. São extremamente inteligentes e adaptáveis. No entanto, o treino pode durar entre dois a três anos.



Sem comentários:

Enviar um comentário