domingo, 21 de junho de 2020

JARDINS JAPONESES




O jardim japonês tem como característica a beleza e a harmonia da natureza. Quem aprecia a tranquilidade e sonha ter um espaço para contemplação, meditação e relaxamento, terá de construir um jardim japonês.

Um jardim japonês requer cuidados especiais. Dependendo da escolha da planta, é recomendável ter muita atenção com a poda e a adubação do solo. Cada planta tem as suas características próprias e os seus ciclos de crescimento. Caso não se tenha o tempo necessário para cuidar do jardim, o ideal é ser escolhido espécies que requerem uma manutenção reduzida.


Plantas e elementos do Jardim japonês

Os elementos de um jardim japonês tem sempre um significado e uma função maior a cumprir. Não é diferente com as plantas e arbustos, alguns tem até significado sagrado.
 Principais plantas de um jardim japonês:

Pinheiro japonês

O pinheiro negro japonês é uma espécie sagrada e clássica de árvore para se plantar no jardim. São resistentes a condições mais extremas, mesmo em solos com poucos nutrientes. Por se tratar de uma espécie de bonsai, requer cuidados como a rega, poda e a adubação.


Bonsai

O bonsai é uma réplica de um árvore em miniatura geralmente plantada num vaso. Porque o crescimento, o padrão e as características em proporções são muito menores que as reaias, ele é considerado uma obra de arte.
Existem diversas espécies de Bonsai para se utilizar num jardim e cada um deles requer cuidados específicos. Deve ser escolhido o que melhor se adapta ao espaço existente.

Bambu

Seja na forma de fonte, como vedação de proteção ou fazendo parte do visual, o bambu continua muito presente na maioria dos jardins japoneses, pois é uma espécie muito presente no Japão. Além disso a bambu é leve e de fácil manuseio.

Bordô japonês

O bordô japonês é uma planta nativa da região da China, Coreia do Sul e Japão. Por ser uma planta de regiões temperadas, cresce melhor na região Sul . O bordô pode ter mais de uma cor e o mais utilizado é o que tem folhas vermelhas.


Kusamono

Kusamono quer dizer literalmente “aquela relva”, são pequenas plantinhas que são utilizadas para acompanhar um bonsai. Encontramos o Kusamono em muitos jardins japoneses.


Água

Ter um espaço dedicado para a água é uma ótima maneira para valorizar o jardim japonês. Presente geralmente em lagos com carpas, riachos e cascatas nos templos japoneses. A água também confere um som terapêutico e relaxante ao jardim.

Pontes

As pontes são ótimas para ligar duas extremidades de um jardim com rio ou lago, além de aproximar os visitantes da água. Está presente em muitos jardins deste tipo, mas pode ser utilizada mesmo sem água.



Jardim de pedras Japonês

As pedras são elementos essenciais no jardim japonês e podem conter vários significados. São associadas com o conhecimento e o sentido de longevidade ou eternidade. A escolha das pedras leva em consideração o seu tamanho, textura da superfície e outras características. Uma das tarefas mais difíceis na montagem do jardim é fazer a escolha certa das pedras para criar um ambiente harmonioso. As pedras grandes não são fixadas diretamente sob a terra. São enterradas e somente uma parte delas aparece à superfície.
Os caminhos de pedra ajudam a conduzir os visitantes a paisagens determinadas e são essenciais na contemplação do jardim. Por isto os detalhes são tão importantes. A luminosidade natural do ambiente também deve ser estudada, isto porque as pedras podem refletir a luz e alterar o aspecto visual do jardim durante o dia.

Lanternas

Quase todos os jardins japoneses tem uma ou mais lanternas. São geralmente esculpidas em pedra ou feitas de madeira e podem ajudar na iluminação do jardim, principalmente durante a noite.


Jardim japonês pequeno

No Japão, é muito comum ter espaços limitados e as suas construções são adaptadas a esta condição. Por isto, muitos jardins são feitos para se adequar a um espaço pequeno. Apesar disso, pode-se criar soluções interessantes e utilizar alguma técnica de miniaturização.
O desenho e a escolha dos materiais são essenciais para montar um jardim harmonioso.

Sem comentários:

Enviar um comentário