domingo, 6 de agosto de 2017

LIVROS DOS MESTRES GICHIN FUNAKOSHI E MASATOSHI NAKAYAMA


Os livros são fontes do saber e da cultura. Ainda hoje, e apesar das novas
tecnologias nos proporcionarem outras formas de registo e leitura, das mais variadas matérias, o livro de papel, tal como o conhecemos, é ainda uma fonte imensa onde podemos saciar a nossa sede de conhecimento.
O grande Mestre Gichin Funakoshi, deixou os conhecimentos adquiridos ao longo da sua vida, quer aos alunos no dojo (alguns deles viriam a ser também grandes mestres) quer através dos seus livros, na tentativa de preservar no tempo, as artes marciais e, em particular, o Shotokan karaté-do, intenção plenamente conseguida.
Mais tarde, alguns dos seus alunos, já mestres, foram introduzindo modificações, nas técnicas, forma de execução ou nos katas, criando novos estilos, que, no entanto, deixam transparecer de forma evidente a sua origem. Ao lermos os seus livros, damos conta da grandeza técnica e humana de um homem que devotadamente, dedicou toda a sua vida ao karaté.
Os seus mestres, seus alunos, a honra, os amigos e o karaté, eram para ele valores fundamentais e sagrados.



Que magnífico exemplo para todos nós, praticantes ou não de artes marciais! Provavelmente, o Mundo em que vivemos seria bem melhor se os seus princípios fossem prosseguidos mais frequentemente.
No primeiro capítulo do livro do Mestre Funakoshi, “Karaté-do-Kyohan”, afirma que o ponto principal do Karaté-Do é “o seu sentido mais espiritual do que físico”. Refere os pontos positivos do Karaté, bem como os pontos negativos, mencionando ainda que o Karaté-do pode ser mal aplicado se for mal compreendido.
Aqueles que queiram aprender Karaté deverão compreender o que ele é na realidade. Só então deverão aprender a utilizar as técnicas e capacidades, do modo correto.
Dever-se-ia considerar a filosofia original do Karaté-Do, tal como ele a explica no Niju Kun ( vinte preceitos compilados pelo Mestre Gichin Funakoshi)


Masatoshi Nakayama - Shotokan Karaté-do


Mestre Nakayama Masatoshi, aluno de Gichin Funakoshi, editou vários livros, alguns dos quais aqui apresentados.

Foi aluno dos mestres Gichin Funakochi e do seu filho Gigo. Cria em 1949 a Japan Karaté Association, iniciando a divulgação da sua arte, para lá das fronteiras do Japão.




Mestre Nakayama Masatoshi





Sem comentários:

Enviar um comentário