segunda-feira, 21 de agosto de 2017

NISHIKIGOI OU KOI



Os Nishikigoi ou Koi apareceram inicialmente no século XVI, como mutações
naturais de cor na carpa Japonesa vulgar (mai go).
Foram notadas, pelos habitantes de Yamakoshi, uma aldeia japonesa muito pobre, nas montanhas da região de Niigata, tendo começado a produzir as mutações como um passatempo.
Pouco se sabe sobre as primeiras evoluções, mas em 1926, os aldeões apresentaram ao Imperador seis grandes carpas brancas com marcas vermelhas e pretas.


Kohaku
Estes peixes tornaram-se, mais tarde, conhecidos como Taisho Sankes (em virtude do nome do Imperador ser Taisho e sanke significar três cores).
Os Koi, tornaram-se rapidamente, muito desejados pelos japoneses ricos, seguindo-se o desenvolvimento de outras variedades de cores.
No decurso deste desenvolvimento, foram utilizadas carpas Asiáticas e carpas Alemãs, de modo que o moderno Koi é muito mais delgado do que a carpa Europeia normal, mas, muitas vezes, tem escamas em espelho como a carpa Alemã.

Hikari-Utsuri
Nos finais de 1950, o Koi começou a aparecer nas ilhas do Pacífico e alcançou as Japano-Americanas no ano seguinte.
Por essa altura, começou também a aparecer na Grã-Bretanha, bem como noutros países de língua inglesa, África do Sul, Nigéria e também na Europa. Atualmente, há nos E.U.A., especialmente, na Califórnia, umas vinte sociedades devotadas inteiramente ao Koi.


Sanke
Embora os diferentes tipos de Koi sejam designados pelas suas cores e padrões, eles são, de facto, apenas variações de cor da mesma espécie híbrida, e não diferentes espécies no que se refere às suas características próprias. Como resultado, os diferentes tipos reproduzem-se livremente entre si, com consequências desastrosas para a cor conseguida e padrões genéticos.


Hikari-Muji

Os Koi transformam-se em grandes peixes e é vulgar atingirem comprimentos de mais de um metro.
Um Koi muito famoso, denominado Hanaku, morreu há alguns anos com a idade autenticada de duzentos e oitenta e nove anos.
Os ovos são muito pequenos, calcula-se que uma fêmea adulta possa produzir duzentos e cinquenta mil ovos por quilo do seu peso.


Gin-Rin
Os Japoneses chamam aos Koi “Joias Vivas”. Não há visão mais impressionante do que uma lagoa contendo grandes Koi profusamente coloridos.


Showa




Sem comentários:

Enviar um comentário