quinta-feira, 27 de julho de 2017

A MULHER SAMURAI

Um onna-bugeisha era um tipo de mulher guerreira que pertencia à classe alta
do Japão . Muitas esposas, viúvas, filhas, responderam ao chamamento do dever e envolveram-se em várias batalha, geralmente ao lado de homens de samurai. Eram membros da classe bushi (guerreiro) no Japão feudal e foram treinadas no uso de armas para proteger a sua casa, família e honra em tempos de guerra. As mulheres samurai também representaram uma divergência com o papel de "dona de casa"tradicional da mulher japonesa. Foram muitas vezes erroneamente referidos como samurai do sexo feminino, embora esta seja uma simplificação exagerada. Onna bugeisha eram mulheres muito importantes no Japão antigo. Ícones importantes como foi a Imperatriz Jingu , que veio a ter um impacto significativo sobre o Japão.É interessante notar que mesmo sendo ferozes guerreiras vestiam sempre quimonos luxuosos de seda fina e coloridos, estavam sempre maquilhadas e com os cabelos devidamente penteados. Havia todo um cuidado para que não deixassem de lado as suas qualidades femininas.


História Antiga


Muito antes do surgimento do famoso samurai de classe, lutadores japoneses foram altamente treinados para empunhar uma espada e lança. As mulheres aprenderam a utilizar naginata , kaiken , e da arte de tantojutsu na batalha. Essa formação assegurava a proteção em comunidades que não tinham lutadores masculinos. Mais tarde a conhecida Imperatriz Jingu (c. 169-269 dC), utilizou as suas habilidades para inspirar a mudança económica e social do Japão. Foi reconhecida como a lendária bugeisha onna que liderou a invasão da Coreia, em 200 dC, depois do seu marido Imperador Chuai , ter morrido em batalha. De acordo com a lenda, ela milagrosamente teve uma vitória para o Japão derrubando a Coreia sem derramar uma gota de sangue. Apesar das controvérsias que cercam a sua existência e as suas realizações, era um exemplo do bugeisha onna na sua totalidade. Anos depois de sua morte, Jingu foi capaz de transcender as estruturas sócio-económicas que foram incutidos no Japão. Em 1881, a Imperatriz Jingū tornou-se a primeira mulher a ser destacada na imprensa japonesa.

Hangaku e Tomoe Gozen foram as mais destacadas mulheres a usar suas nagitanas com a destreza de um bushi, outro termo usado para designar samurai. 
 Durante os períodos Heian e Kamakura , as mulheres que se destacaram no campo de batalha eram a exceção e não a regra. Ideais japoneses da feminilidade , muitas das mulheres tiveram grande impotência, em conflitos no papel de guerreira. Mulheres samurais, eram, ainda assim pioneiras neste papel, e algumas até mesmo passaram a liderar seus próprios clãs.

«o homem e a mulher não devem ser mais que uma só carne» diz o livro Bushido, o código do samurai. Assim sendo, a viúva de um Samurai tornar-se-ia ela mesmo uma praticante da arte de ser um soldado da aristocracia.





2 comentários:

  1. Todas as mulheres deveriam aprender a ser guerreiras, não para dominar mas para proteger.

    ResponderEliminar